terça-feira, 31 de março de 2009

Educação ao longo da vida

A Psicologia do desenvolvimento é uma área de estudo e de intervenção da Psicologia e tem como objectivo estudar a evolução dos processos psicológicos, ou seja as mudanças que acontecem ao longo da vida.
Cada vez mais a teoria da Evolução de Darwin aponta para a Evolução como sucessão de modificações que ocorrem nos seres vivos ao longo da vida, nas diferentes idades. A Psicologia do desenvolvimento está relacionada com a Educação, pois assim como evoluímos ao longo da vida, também a Educação evoluiu desde os tempos antigos até aos dias de hoje. A Psicologia do desenvolvimento, estuda as diferentes fases do desenvolvimento humano, desde o gatinhar, até á morte, passando pela infância, adolescência, adultez e velhice. Nestas diferentes fases da vida, a Educação, é apreendida de diversas formas, pois os processos mentais também mudam ao longo da vida. Existem autores que defendem que a forma como somos educados e aquilo que aprendemos, são responsavéis pelo que somos. Ao longo do nosso desenvolvimento, temos de acompanhar as transformações e as mudanças na Educação.
Hoje em dia, já não existe uma idade limite para aprender, até hoje só a idade da infância tinha características da mudança. Darwin, sustenta que a vida é um processo evolutivo e de adaptação permanente. Hoje em dia, o professor, está mais aberto para ensinar as várias idades, pois a Educação evoluiu, surgindo assim novas técnica Educativas e Pedagógicas. O professor adaptou-se á Evolução e está alerta para estabelecer estratégias de aprendizagem. A psicologia está relacionada com a Educação, pois relaciona-se, o desenvolvimento intelectual com o "aprender até morrer".

Sem comentários:

Enviar um comentário